Comparativo de Óleo Diesel S10 x S500

Diesel S10 e S500, qual a diferença e qual escolher?


Na hora de abastecer podem aparecer dúvidas de qual combustível escolher para o seu veículo. Por ser o mais utilizado no Brasil, o Diesel possui diferentes modalidades e características que atendem as mais diversas necessidades. Para facilitar sua escolha, vamos fazer um comparativo do Diesel S10 e S500 que estão entre os mais populares da categoria.
Listamos as cinco principais diferenças entre os dois tipos, confira:

Aspecto visual

Os dois produtos possuem cores diferenciadas para facilitar a identificação e dar garantia ao consumidor do combustível que está sendo usado para o seu veículo. A resolução da ANP nº 65/2011 exigiu que fosse colocado corante no Diesel S500, ficando com tom avermelhado, enquanto o S10 possui tom amarelado.

Desempenho

O bom funcionamento da ignição e combustão de um motor está ligada ao número de cetano da formulação do Diesel, quanto maior o número melhor o desempenho. No Diesel S10 o número está em 48, já o S500 é igual a 42. Assim, o S10 contribui para o melhor desempenho do seu motor.

Impacto ambiental

Quando o assunto é poluição, o S10 sai na frente, o nome já demonstra a diferença entre os dois, a quantidade de enxofre de cada um dos combustíveis. Enquanto o S500 possui 500 partículas de enxofre por milhão o S10 possui apenas 10. Essa menor quantidade de enxofre combinado com o Biodiesel que possui em sua formulação faz com que o S10 seja menos poluente.

Manutenção do motor

O enxofre é um fator causador de corrosão nas peças do motor. Como mencionado anteriormente, o S500 por possuir maior quantidade desse componente faz com que o motor seja mais facilmente danificado. Por isso, motores mais novos devem ser abastecidos apenas com o Diesel S10 para evitar a corrosão e consequentemente problemas ao motor.


Indicação

A indicação na hora da escolha de qual Diesel abastecer está ligada ao ano de fabricação do seu veículo. Veículos com fabricação até 2012 podem utilizar o Diesel S500, já os veículos fabricados acima de 2012 é obrigatório o uso do S10 devido aos seus benefícios ambientais.


É importante salientar que o uso do S500 em veículos mais novos pode danificar o motor devido a maior quantidade de enxofre, causando entupimento precoce dos filtros, falha no sistema ou até a interrupção do funcionamento, levando a uma troca precoce.
Para resumir, preparamos uma tabela comparativa para que você possa conferir as diferenças descritas acima.

Comparativo Óleo Diesel S10 x S500

Além de conhecer as características do óleo Diesel é importante conhecer sua procedência. A Agricopel é especialista na distribuição de derivados de petróleo e suas entregas representam as mais importantes marcas nacionais e internacionais. Nosso propósito é oferecer qualidade, tecnologia e segurança com integridade e confiança.

Temos uma equipe altamente treinada e especializada para tirar suas dúvidas e garantir que a sua frota receba o melhor combustível. Entre em contato ou agende uma visita.

Estamos prontos para lhe atender!

como_ganhar_tempo_no_abastecimento_a_diesel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.