Anticongelante – como as temperaturas baixas afetam o veículo

Com a queda das temperaturas, é comum que o veículo apresente algumas complicações na hora de ligar. Cuidar da bateria, do ar-condicionado e do motor de arranque é essencial, assim como as revisões periódicas do automóvel.

Durante o inverno o esforço exigido do motor também é maior, e um excelente aliado é o anticongelante. Seu uso é de extrema importância, sobretudo quando as temperaturas descem abaixo de 0 °C. Você sabe como funciona o anticongelante? Esse é o tema de hoje!

Sobre o anticongelante

De modo geral, o anticongelante evita que a água congele e dificulte a partida a frio de um veículo. Porém, existem dois tipos de anticongelantes: os direcionados para diesel e os anticongelantes para radiadores. Fique atento na hora de adquirir!

O anticongelante para diesel diminui pra -30 °C o ponto de congelamento. Para utilizar o aditivo, deve-se adicioná-lo ao tanque e deixar o veículo ligado no ponto morto por pelo menos 10 minutos, assim o líquido pode percorrer o sistema e entrar no filtro para proteger o tanque.

O ideal é adicionar o anticongelante com até 5 °C acima do ponto de congelamento (0 °C), para que o produto tenha ótimo efeito; a temperatura máxima para aplicação é em torno de 0 °C.

O anticongelante para radiadores é baseado em monoetilenoglicol e sua função é aumentar a temperatura de ebulição da água, não deixando o carro “ferver”. Assim como um anticongelante, ele reduz a temperatura de congelamento de 0 °C para -35 °C.

Além do monoetilenoglicol, o anticongelante para radiador possui um aditivo anticorrosivo/antioxidante, que não deixa a água corroer o sistema de arrefecimento e o motor. Ele também auxilia na lubrificação de todos os componentes internos, como bomba d’água, termostato e válvula, lubrificando as mangueiras e evitando a precipitação dos sais.

Você encontra os anticongelantes em duas versões: pronto uso (sem diluição) e versão concentrada (que precisa ser diluída em água, conforme o manual).

Sobre a Wynn’s

Desde 1939 no mercado, a Wynn’s oferece uma gama de aditivos que previnem e resolvem problemas que afetam o funcionamento do motor. Contando com uma rede de distribuição global, a Wynn’s oferece acessibilidade, eficiência e facilidade no uso de seus produtos.

Anticongelante para Diesel

O Wynn’s Ice Proof For Diesel (250 ml) é usado para melhorar a fluidez e o desempenho do diesel em baixas temperaturas. O anticongelante também evita a formação e a fixação de cristais de cera no tanque e impede o CFPP (ponto de entupimento do filtro a frio) até -30 °C. Vale ressaltar que a redução do CFPP depende das propriedades e da composição do óleo diesel. Confira as especificações abaixo:  

Onde posso aplicar?

• Todos os motores a diesel;

• Para diesel e biodiesel até B30.

Informações técnicas:

• Dosagem: um frasco de 250 ml trata 250 litros de combustível;

• Aparência: líquido e límpido;

• Cor: azul-esverdeado;

• Ponto de fulgor: 65 °C;

• Densidade: 0,888 g/ml.

Na Agricopel você encontra um portfólio completo, com itens indispensáveis para a preservação e manutenção dos veículos. Conte com marcas que são referência em tecnologia e qualidade, todas reconhecidas no mercado!

Entre em contato conosco para mais informações: (47) 3372 8900 ou 0800 643 8088.

como_ganhar_tempo_no_abastecimento_a_diesel

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.